segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

"Hip-Hop"







Quem acompanha o rap nacional há algum tempo percebe que ele está um pouco diferente de uns anos pra cá,a diferença nota-se em vários aspectos:
*Ao público que o acompanha;
*Aos mc´s;
*Grupos,
*E a essência!
Isso mesmo, essência, palavra essa tão esquecida por alguns grupos ultimamente. A essência que tanto falo pra quem não sabe quer dizer "aquilo que faz com que uma coisa seja o que é" ou simplesmente "idéia principal", e convenhamos que algumas pessoas estão querendo mudar isso no rap, e o pior, querem mudar pra pior, e alguns até que andam fazendo o trabalho bem feito, mas é como essa frase bem define a pior coisa do mundo é fazer bem feito o que nem deveria ser feito, e infelizmente é o que está acontecendo.
Alguns dizem que o rap nacional precisa evoluir, precisa crescer, não discordo que algumas coisas precisem de melhorias, tem muita coisa no dentro e fora rap que realmente precisa evoluir, mas, as mesmas pessoas que pedem evolução se esquecem que evolução não quer dizer descaracterização. Tem gente no rap (e fora dele também) que acha que evolução é ficar igual ao rap norte-americano. Quem pensa assim realmente perdeu totalmente a noção da realidade .O rap-norte americano pra quem não sabe, ou pra quem conhece apenas a "Nova Escola” que toca nas rádios, e não teve o prazer de conhecer a "Velha Escola" perdeu totalmente a sua essência, se fomos analisar o rap norte-americano veremos que o mesmo virou um funk carioca bem mais produzido e com muito mais dinheiro, tudo bem que existem alguns grupos que ainda preservam a raiz, mais a grande maioria, a galera do "HIP- HOP" se perdeu completamente; um  exemplo do que estou querendo dizer que hoje em dia o rap americano virou apenas hip-hop, as pessoas ouvem “Hip-Hop”, como elas conseguem eu não sei, mas elas juram que ouvem hip hop. Certo dia quase entro num pequeno conflito com uma mulher por que fui dizer que ela estava ouvindo rap norte- americano e não o “Hip-Hop” por ela dito, que o hip-hop é muito mais abrangente que o RAP, mas, optei por não entrar em detalhes por ter certeza da minha razão, mas o fato é que o rap norte-americano fez com que as pessoas perdessem a cultura, e isso se reflete na música, e  justamente essa "evolução" que algumas pessoas querem para o rap nacional. Um frase do Cantor Dexter define isso “ Paris, Miami, Hollywood, cinema é cinema vive a cena e não se ilude , conseqüentemente não estamos no primeiro mundo, aqui temos outra cultura, temos outros estilos musicais, temos outra história, temos outra situação econômica, temos outro povo.
Enfim, a questão toda não é que não podem evoluir ,podem e devem sim caminhar em direção a evolução, mas uma evolução sem descaracterização , não é necessário imitar o “HIP-HOP” , podem evoluir sendo real, rimando a nossa historia, cantando a verdade, pois essa é a essência do RAP.

Um comentário:

Elfo - Conflito urbano disse...

Pode crê André é isso mesmo, o rap não pode perder a sua essência e virar essa "modinha" q é o hip hop americano hoje em dia.
Sou muito mais a Velha escola!!!!!!
Tupac, Notorious Big, eazy-E, Bone...
ta ligado...